Em um processo de consultoria de comunicação, antes mesmo de identificar qual a forma de se comunicar é preciso conhecer quais são os públicos relacionados à empresa. Quem são seus clientes, fornecedores, colaboradores, imprensa e a comunidade… Mas, essa análise vai muito além de elencar os grupos e saber que existem.
Também chamados de stakeholders, cada público tem suas características e necessidades particulares e, justamente por isso, requer uma linha de comunicacao diferenciada para cada um. Elencando os grupos e reconhecendo cada um deles, chega a vez de entender como cada um se relaciona com a sua empresa e qual o objetivo. O do fornecedor, é garantir um boa relação comercial, o cliente precisa satisfazer um desejo ou uma necessidade, os colaboradores dependem da empresa para seu sustento e a comunidade usufrui do crescimento local que a empresa proporciona. Cada um com sua intenção.
Justamente por terem objetivos diferentes, a estratégia de comunicação para cada um precisa contemplar o perfil e a linguagem mais adequada.
Gosto de citar que você até pode comunicar a mesma mensagem para todos os públicos, mas raramente ela terá o mesmo texto e se utilizará da mesma ferramenta. A linguagem que se utiliza para o cliente não é a mesma do fornecedor, tampouco para a comunidade. Quando uma empresa vai comunicar um novo investimento, por exemplo, ela se utiliza de recursos de comunicado ao mercado, pra informar acionistas e investidores, um e-mail para colaboradores, outro para os clientes e uma matéria detalhada para a imprensa, com veiculação de entrevistas, e a comunicação com a comunidade pode ser por meio da imprensa local, redes sociais e com redes de informação locais.
Uma estratégia bem fundamentada leva em consideração as necessidades e prerrogativas de cada público para definir as ações e métodos de agir.
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