Qualquer empresa, seja ela Mei, Micro, pequena, média ou grande gera impacto na comunidade e nos seus públicos e por isso precisa de uma gestão estratégica de comunicação. Por isso, o gestor precisa saber quais são os 5 erros mais comuns na comunicação de uma empresa e como resolvê-los.
Primeiro, para melhorar a compreensão deste texto, vamos esclarecer o que é a comunicação empresarial. A comunicação de uma empresa vai além do marketing que cuida das estratégias de vendas e posicionamento de mercado. A comunicação olha para o posicionamento da empresa em si, como ela se comunica com seus públicos de interesse, que tipo de linguagem vai usar e como se estrutura a imagem que vai transmitir a cada pessoa que tiver contato com ela.
5 erros mais comuns na comunicação de uma empresa
Sem mais delongas, vamos ao que interessa:
Erro 1: não fazer um plano de comunicação atrelado ao plano de negócios. Ao criar um negócio do zero, o primeiro passo é fundamentar e estruturar o plano de negócios. Olhar ponto a ponto e pensar em cada detalhe é o que nos dará a visão se a ideia de empresa é viável. Por isso, pensar a comunicação da empresa nessa etapa é fundamental. Uma comunicação estratégica e bem estruturada é fundamental para o crescimento e sucesso de uma empresa.
Erro 2: Não identificar os públicos, ou stakeholders. No mesmo passo do erro anterior, a definição de públicos de uma empresa acontece durante a estruturação do plano de negócios. É fundamental saber com quem a empresa irá se comunicar, quem são seus clientes e principais influenciadores que irão auxiliar no desenvolvimento do seu negócio. Se você não sabe identificar quem são os públicos, saiba mais em: A estratégia certa para cada público.
Erro 3: Não definir propósito, visão e valores da empresa. Parecem mera formalidade, mas ter definido propósito - para quê a empresa nasceu -, visão - como quer ser vista no futuro -, e valores - forma como irá chegar no futuro - auxilia não só no planejamento estratégico, mas na definição da rota e criação de um plano fundamentado para o sucesso da empresa. Além de criar, é preciso comunicar. Saiba como em: Por que devo comunicar o propósito da minha empresa?
Erro 4: Não cuidar de imagem, reputação e engajamento. Imagem é aquilo que pensamos sobre uma empresa no momento em que vemos ou ouvimos a sua marca. Reputação, é um julgamento que criamos a respeito de uma empresa ou marca e o engajamento é a forma como os públicos se relacionam com um negócio ou organização. Cuidar desses três pontos é fundamental para que uma empresa mantenha uma boa comunicação.
Erro 5: Não ajustar o plano de comunicação conforme o crescimento da empresa. Assim como na nossa vida vamos refazendo nossos planos, conforme uma empresa vai se desenvolvendo, é preciso redefinir rotas, metas e estratégias. A cada ano que passa é preciso rever seu plano de comunicação para seu negócio e revisitar os 4 erros anteriores.
Qual o próximo passo?
Se você identificou que comete um ou até mesmo todos esses erros na sua empresa, saiba que a hora de mudar é agora. Crie um guia com prioridades e peça ajuda, se necessário.
A Santa! Comunicação possui consultores especializados que podem te ajudar a recalcular essa rota e trazer ainda mais resultados para sua empresa. Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar.
Assine nossa newsletter e fique por dentro de conteúdos de comunicação para sua empresa.
Kommentare