top of page
  • Foto do escritorMariana Rudek

Por que devo comunicar o propósito da minha empresa?

Atualizado: 18 de jun. de 2021

Mais que uma frase em um quadro, o propósito é aquilo que move a empresa, a principal razão de existir para a sociedade.


Toda empresa possui um propósito. Definir um propósito é a identidade, o sentido da existência, aquilo que move a empresa. Não existe um momento ideal para criá-lo, mas fundamentalmente precisa estar diretamente relacionado ao plano de negócios, deve nortear objetivos e ser a base para tomada de decisões da companhia.


O propósito é a definição do caminho que a empresa quer seguir e liga os objetivos de negócio com o impacto social, ético e ambiental, atuando como um filtro para modelos de tomada de decisão e ainda guia comportamentos positivos alinhados com os valores da organização.


Estudos recentes mostram que as empresas que têm um propósito forte e amplamente difundido entre seus públicos pousem melhor reputação e mais aderência entre os seus stakeholders chave. Por isso, muito mais que criar um propósito e tê-lo definido, o importante é ativá-lo para todos os públicos. Tornar ele transparente e evidenciar que todas as ações tomadas pela empresa estão embasadas nesse propósito.


Toda estratégia de comunicação, seus objetivos e tarefas devem ser fundamentadas no propósito. Comunicar o propósito não passa apenas por um texto explicando essa posição pra empresa, mas sim em uma rede de conteúdos. Na verdade, todos os conteúdos criados para os públicos devem ser baseados no propósito e, de alguma forma, as palavras escolhidas devem levar ao leitor os conceitos defendidos pela empresa.


Defender e fortalecer o propósito da empresa é também se posicionar de forma contundente. Ele evidencia a coerência entre as ações da empresa e aquilo que a mantém viva.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2 Post
bottom of page